domingo, 22 de novembro de 2015

         A educação física está presente em qualquer área de ensino em qualquer aspecto da vida, seja ele profissional, ou não. Todos, sem exceção, não questionam mais sobre os benefícios que a educação física exerce sobre o corpo humano. É de conhecimento popular que a prática regular de exercícios físicos estimula, ainda mais, as capacidades  mentais e físicas de um indivíduo, ao contrário daqueles que não praticam, visto que alivia as tensões diárias, proporciona maior disposição para as tarefas do dia-a-dia, além da longevidade.
         A aceitação pela prática da educação física , na educação de jovens e adultos, é fato, pois as ações do tempo são reais e visíveis de indivíduos para indivíduos. Sendo assim, o corpo humano , independentemente de cada faixa etária, não deve permanecer intacto, sem movimentação.
         De acordo com Riscik (2009) , as inovações tecnológicas e o conforto moderno criaram novas formas de socialização, com implicações para a vida  de todo jovem e adulto, tanto na esfera do trabalho como do lazer, os quais vêm substituindo a atividade física pela inatividade física. Com isso, correm o risco de tornarem ociosas as atividades físicas. As consequências imediatas são a diminuição do trabalho corporal, advindo o sedentarismo  e o aparecimento de doenças típicas da sociedade contemporânea como a obesidade, elevada incidência de problemas posturais, entre outros. É necessário refletir sobre estes fatos, os quais estão centrados em valores de “vivência e não apenas de sobrevivência”.
         A prática de exercícios físicos regulares proporciona inúmeros benefícios vitais ás pessoas, tais como redução da pressão arterial, estabilidade da glicose sanguínea, melhoria do sono, melhoria do fluxo sanguíneo, fortalecimento dos músculos e aumento do metabolismo de cálcio, fortalecendo  assim os ossos e propiciando uma maior harmonia entre corpo e mente.
         Os exercícios  físicos proporcionam saúde com a prevenção terapêutica de várias doenças, tais como: cardiovasculares, hipocinéticas, pulmonares, diabetes, obesidade e anorexia. O risco de morte por doenças cardiovasculares reduz 66%.
         Com a prática de Educação Física há uma prevenção á saúde, que é, segundo Gonçalves (apud TAMBELLINI, 1988) “bem estar coletivo compartilhando individualmente para todos os cidadãos. Comporta  duas dimensões essenciais: a dimensão do individuo e a dimensão da coletividade” e para a OMS- Organização Mundial da Saúde – é “bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças” e também, a qualidade de vida que é “condição humana que reflete um conjunto de parâmetros individuais sócio-culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano (GONÇALVES  apud NAHAS, 1997)”.
         Com a prática de atividade físicas, oferecida aos alunos nas aulas  de Educação Física, foi comprovado o aumento de frequência ás aulas: melhora do desempenho acadêmico e vocacional; melhora da relação familiar; ampliou responsabilidade e reduziu o uso de substâncias  químicas ( consumo de analségicos, por exemplo, ou redução do fumo), aumentando a abstinência.
          Realmente, a prática de atividades físicas, ministradas nas aulas de Educação Física para os alunos da Educação de Jovens e Adultos, é necessária para o melhor desenvolvimento destes. Através destas aulas, existe uma comprovada melhora na saúde física  e cognitiva, resultando num consequente aumento no  rendimento escolar.
Aumentando a saúde, aumenta o aproveitamento do ensino das outras disciplinas e, também, estimula a frequência dos alunos do EJA. É uma ferramenta de estímulo.
Um dos aspectos  necessários, a ser considerados na EJA, é o fato  desta modalidade de ensino não poder  ser entendida, meramente como uma recuperação do “tempo perdido”. Estes jovens e adultos possuem suas especificidades, e demandam uma organização própria  estruturada a partir do conhecimento dos sujeitos ali presentes. 


REFERÊNCIAS

RISCIK, Márcio. Educação Física Escolar: conquistando seu espaço na educação de jovense adultos. Disponível em: <http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao-fisica/educacaofisica-
escolar-conquistando-seu-espaco-na-.htm>. Acesso em: 15 set.09.


GONÇALVES, Luís Gonzaga de Oliveira. Aspectos e Diagnósticos Pedagógicos e Curriculares da Educação Física na EJA. Disponível em:
<http://www.docstoc.com/docs/9643631/ENCONTRO-ESTADUAL-EJA>. Acesso em: 15 set.09.


TAVARES, Márcia Leodoro; LOUREIRO, Luciano Leal: Benefícios da educação física para a educação  de jovens e adultos.


3 comentários:

  1. O desinteresse pela atividade física pode está atrelado a diversos motivos dentro os quais podemos citar aqueles que simplesmente ignoram a existência dessas atividades, preferem assistir novelas ou fazer qualquer outra atividade que não necessite de tanto esforço, outros têm receio de sair da rotina, até mesmo por medo, a falta de conhecimento e de estímulos às atividades pode influir nessa acomodação. Enquanto outras pessoas têm conhecimentos, porém não sentem prazer ao praticar atividades físicas, é necessária a busca de atividades que satisfaçam o interesse do indivíduo para que o mesmo continue praticando e comece a criar afeição pela atividade física. Podemos citar também aquele que não tem capacidade funcional suficiente para a prática das atividades física, o processo de envelhecimento resulta na diminuição dessas práticas levando a perdas importantes na condição vascular, no equilíbrio, na força muscular, entre diversos outros malefícios. No entanto, ainda percebe-se mesmo que remotamente aqueles que praticam atividades físicas mesmo com diversos problemas de saúde, prova de que tais problemas não são barreiras tão significativas a ponto de interromper totalmente o desemprenho corporal através da prática das atividades físicas, o que podemos observar no depoimento desta idosa( “[…] tenho problemas que são bem grandes em minha vida, por causa de meus problemas de saúde […] eu tenho dificuldade de concentração por causa de um AVC que já tive, tive dois tipos de câncer, também sou diabética, mas não arredo o pé” (GFA1, Grupo Focal Ativo).

    ResponderExcluir
  2. O estilo de vida da população, processo de urbanização e aumento das tecnologias, contribuem para o aumento no quadro de mortalidade e morbidade, dessa forma a busca por uma vida ativa, se torna cada vez mais raras.
    Atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e uma qualidade de vida desejável, sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida, sempre com a supervisão de um profissional qualificado.
    A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para toda a população, pois cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
    Para obter uma boa qualidade de vida não e necessários altos níveis de exercício físico, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância.Recentes pesquisas apontam evidências de que a atividade física regular previne várias doenças e melhora a saúde em geral.Por isso é fundamental a prática de educação física em escolas ao saber que são diversos os benefícios como:a melhora da capacidade cardiorrespiratória(o aluno tem mais folego ao praticar exercícios fisicos),o controle do peso corporal (o sobrepeso e a obesidade), mais força e resistência muscular e aumento da densidade óssea (os ossos se tornam mais resistentes). Desse modo percebe-se a importância da Educação Física nas escolas, pois atualmente o sobrepeso e a obesidade infantil estão se tornando cada vez mais comuns, causando varias doenças na vida adulta como diabetes, hipertensão, colesterol alto, etc.
    Grupo: Câncer e Exercício Físico

    ResponderExcluir